Projetos

 Financiados pela União Europeia-NextGenerationEU
Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia
www.recuperarportugal.gov.pt

 
PROJETO N.º 17208
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Ferdinanda S
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 17208
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.586.882,00€
Investimento elegível: 2.586.882,00€
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 2.056.199,20€
Data de início: 15/04/2024
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Ferdinanda S, uma embarcação do tipo porta-contentores, é vital nas rotas internacionais da GSLINES, ligando Portugal, Espanha, Canárias, Cabo Verde e Guiné Bissau.
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as características únicas do navio e da sua operação e implementando uma série de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento e ventilação, aplicação de tinta silicone X8, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
O investimento previsto totaliza 2.586.882€, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões poluentes. A intervenção providencia, para o ano de referência de 2026 em comparação com o de 2022, uma redução de 41% no CII (C1), 3% no EEXI (C2), 35% nas emissões de partículas (C3), 21% nas emissões de NOx (C4) e 38% nas emissões de SOx (C5).
 
 
PROJETO N.º 17210
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Rebecca S
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 17210
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.397.385,00€
Investimento elegível: 2.397.385,00€
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 1.904.601,60€
Data de início: 15/04/2024
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Rebecca S é um navio do tipo CONTAINEIR SHIP da GSLINES dedicado a travessias regulares entre Portugal Continental e a Região Autónoma da Madeira.
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as características únicas do navio e da sua operação. A operação para adaptação deste navio para navio de mar não poluente compreende o seguinte conjunto de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento e ventilação, aplicação de tinta silicone X8, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
O investimento previsto totaliza 2.397.385€, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões poluentes. A intervenção providencia, para o ano de referência de 2026 em comparação com o de 2022, uma redução de 42% no CII (C1), 1% no EEXI (C2), 33% nas emissões de partículas (C3), 20% nas emissões de NOx (C4) e 35% nas emissões de SOx (C5).
 
 
PROJETO N.º 17211
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Raquel S
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 17211
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.586.882,00€
Investimento elegível: 2.586.882,00€
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 2.056.199,20€
Data de início: 15/04/2024
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Raquel S, uma embarcação do tipo porta-contentores, é vital nas rotas internacionais da GSLINES, ligando Portugal, Espanha, Canárias, Cabo Verde e Guiné Bissau.
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as características únicas do navio e da sua operação e implementando uma série de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento e ventilação, aplicação de tinta silicone X8, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
O investimento previsto totaliza 2.586.882€, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões poluentes. A intervenção providencia, para o ano de referência de 2026 em comparação com o de 2022, uma redução de 43% no CII (C1), 2% no EEXI (C2), 36% nas emissões de partículas (C3), 23% nas emissões de NOx (C4) e 38% nas emissões de SOx (C5).
 
 
PROJETO N.º 17212
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Funchalense 5
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 17212
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.330.703,00€
Investimento elegível: 2.330.703,00€
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 1.851.256,00€
Data de início: 15/04/2024
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Funchalense 5 é um navio do tipo MULTI-PURPOSE DRY CARGO SHIP dedicado a travessias regulares entre Portugal Continental e a ilha da Madeira.
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as características únicas do navio e da sua operação. A operação para adaptação deste navio para navio de mar não poluente compreende o seguinte conjunto de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento e ventilação, aplicação de tinta silicone X8, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
O investimento previsto totaliza 2.330.703€, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões poluentes. A intervenção providencia, para o ano de referência de 2026 em comparação com o de 2022, uma redução de 40% no CII (C1), 1% no EEXI (C2), 33% nas emissões de partículas (C3), 19% nas emissões de NOx (C4) e 35% nas emissões de SOx (C5).


PROJETO N.º 25553
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Jaime S
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia 
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 25553
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.199.970,64 €
Investimento elegível: 2.199.970,64 €
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 1.746.660,51€
Data de início: 05/06/2025
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Jaime S é um navio do tipo porta-contentores da GSLINES dedicado a travessias regulares entre Portugal Continental (portos de Leixões e de Lisboa) e a ilha da Madeira (porto do Caniçal e esporadicamente do Porto Santo).
 
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as suas características únicas e da sua operação, implementando uma série de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento/ventilação, aplicação de tinta silicone X7, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
 
O investimento previsto totaliza 2.199.970,64€, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões. A intervenção permitirá no ano de conclusão de 2026 e em comparação com o período de referência de jun/2024-abr/2025, uma redução de 46% no CII (C1), 1,2% no EEXI (C2), 37% nas emissões de partículas (C3), 24% nas emissões de NOx (C4) e 39% nas emissões de SOx (C5).
 
 
PROJETO N.º 25558
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Designação do projeto: Aceleração da descarbonização do navio Laura S
Fonte de financiamento: Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia 
Apoio no âmbito do investimento: Investimento TC-C10-i07 – Navegação Ecológica
Código do projeto: 25558
Objetivo principal: Apoio à transição energética e descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros
Beneficiário: 511011911 | GSLINES -TRANSPORTES MARÍTIMOS, LDA
Investimento: 2.256.285,07 €
Investimento elegível: 2.256.285,07 €
Financiado pela União Europeia-NextGenerationEU: 1.790.918,04€
Data de início: 06/06/2025
Data de conclusão: 30/06/2026
 
Síntese do projeto:
 
O Laura S é um navio do tipo porta-contentores da GSLines dedicado a travessias regulares entre Portugal Continental (Leixões e Lisboa) e o arquipélago dos Açores (Praia da Vitória, Praia da Graciosa, Ponta Delgada, Cais do Pico, Velas e Horta).
 
Esta candidatura visa explorar oportunidades de melhoria identificadas para reduzir o impacto ambiental do navio, aproveitando as suas características únicas e da sua operação, implementando uma série de medidas: o Sistema BioHFO, VFD para sistemas de arrefecimento/ventilação, aplicação de tinta silicone X7, ligação Shore Power e um Sistema de Otimização de Performance.
 
O investimento previsto totaliza 2.256.285,07 €, demonstrando o compromisso da GSLINES para com a proteção ambiental e a redução de emissões. A intervenção permitirá no ano de conclusão de 2026 e em comparação com o período de 2022, uma redução de 45% no CII (C1), 1,2% no EEXI (C2), 38% nas emissões de partículas (C3), 22% nas emissões de NOx (C4) e 40% nas emissões de SOx (C5).